Gêneros Textuais

PROJETO: MEIO AMBIENTE – “A ARTE IMITANTO A VIDA”
GÊNEROS MIDIASTISCOS


            Segundo, Wikipédia/gêneros de textos: “Gêneros textuais são tipos especificos de textos de qualquer natureza, literários ou não-literários”. E “Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas e lamentaveis) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atlas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Aliás, essas características peculiares de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão”

            Assim o projeto “A arte imitando a vida” inicia-se com a apresentação do Filme “Rio”, que traz em si a função de divertir e ensinar. A seguir é sugerida aos alunos uma pesquisa sobre os tipos de aves que estão em extinção no Brasil e sobre as conseqüências de domesticar aves silvestres. As pesquisas serão realizadas com o uso da Internet em sites de busca.

            Ao fazer os relatórios os alunos deverão construir textos informativos, isso para alunos do Ensino Médio que já possuem uma maturidade maior sobre os diversos gêneros textuais, explorando o suporte audiovisual e os recursos da linguagem verbal e/ou não verbal de caráter mais informacional.

            Já os alunos do Ensino Fundamental deverão construir um pequeno vídeo sobre as espécies de aves silvestres que circulam próximos da escola, podendo usar fotos ou filmagem das aves. Nesse caso estarão trabalhando mais com o audiovisual.

            Estarão trabalhando também com a modalidade entrevista, na qual o gênero textual é informativo.

            Os alunos irão construir panfletos usando o gênero impresso e informativo, contendo informações sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

            Deverá ser usado também o gênero impresso na forma de notícia, sendo assim, texto jornalístico, onde serão informados, por meio de gráficos, por exemplo, a quantidade de araras azuis existente na natureza que estão livres e que estão em cativeiro.

            A função sócio-discursiva que o projeto desempenha é a de informar e educar. Informar através dos panfletos e textos jornalísticos e educar através das modalidades pesquisa e estudo dos diversos tipos de textos que estarão analisando e construindo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADES SOBRE ARARAS E TUCANOS

BICO DO TUCANO