PROJETO DIDÁTICO
A ARTE IMITANDO A VIDA

            A idéia de montar um projeto didático sobre a preservação do meio ambiente surgiu de uma informação dada por um aluno do Ensino Fundamental que mora na zona rural, referindo-se aos Tucanos que são mortos naquela região porque comem milho das lavouras e mamões maduros.

            O objetivo principal do projeto passou a ser a conscientização da comunidade escolar sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, começando por pequenas ações, formando assim uma comunidade de cidadãos críticos mediante a destruição do meio ambiente e ao mesmo tempo consciente da necessidade de se preservar as matas ciliares para evitar a invasão de animais silvestres em lavouras e cidades.

            Aproveitando o estudo sobre o meio ambiente, o projeto também acrescenta como objetivo principal as conseqüências de se manter animais silvestres em cativeiro.
           
            Nosso estudo está voltado para as aves silvestres existentes nas matas em torno de nossa cidade e especialmente nas adjacências da escola.

            A escola está inserida em uma região onde há uma mata nativa bem próxima.
            Constantemente vemos tucanos, bandos de periquitos, gaviões e outras espécies de aves em torno da escola.

            Muitos alunos são moradores da Zona Rural e por esse motivo creio que o nosso trabalho, em instruir na preservação do meio ambiente, é de suma importância para a comunidade.

            O projeto prevê ainda uma interdisciplinaridade nas áreas de:
            1- Língua Portuguesa, com leitura, interpretação de textos, construção de textos jornalísticos e outros tipos de textos.
            2- Artes, na construção de vídeos e montagem de panfletos.
            3- Geografia, no estudo das matas ciliares e sua localização geográfica.
            4- Ciências, no estudo do Meio Ambiente e a interferência do homem na fauna e flora.
            5- Matemática, na construção de gráfico e tabelas, referente à quantidade de aves silvestre estudadas.
            6- Inglês, como o projeto inicia-se com o filme “Rio”, fazer uma comparação da fala (em inglês), com a legenda (em português).

            O projeto prevê o uso da internet, Vídeos onde há o destaque de aves silvestres, como o filme “Rio”, e outros onde aparecem, por exemplo, araras, e ainda, jornais, revistas, livros didáticos como suporte pedagógicos, e como atividade, estaremos usando a construção de vídeos, fotos e textos jornalísticos, com a intenção de ser publicado em um jornal da escola ou fixado no mural para que toda comunidade tenha acesso. Pretendemos ainda construir panfletos informativos. Todo trabalho será gerado através da pesquisa. 

            A escola possui um projeto-político pedagógico onde ensinar valores ao educando, é o suporte para se transmitir conhecimentos e por essa razão o trabalho voltado para projetos recebe o apoio de toda comunidade escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADES SOBRE ARARAS E TUCANOS

BICO DO TUCANO