Escola virtual

PROTAGONIZANDO O APRENDER

            Escola virtualizada é aquela que usa a tecnologia a seu favor.

            Onde TV e Vídeo estão sempre presentes nas aulas. O rádio faz a aula, utilizando-se as músicas ou outro conteúdo veiculado nele. A internet é usada como um grande livro didático. O celular poderia ser também utilizado nas suas diversas funções, desde o relógio até a calculadora.

            Escola virtualizada é também aquela que transmite o conhecimento através da Web.

            As aulas são ministradas virtualmente e os alunos poderiam ter acesso a elas em qualquer lugar.

            Na escola só iriam para tirar suas dúvidas.
           
            Os professores poderiam mandar mensagens por e-mail ou sites de relacionamento para avisar de datas de entrega de trabalhos ou de provas.

            Os alunos realizariam suas tarefas ou provas, na página da aula, podendo consultar o conteúdo a qualquer momento.

            O aluno seria o protagonista de seu aprender.
           
            Daí concluímos que se a escola fosse virtualizada nosso aluno teria mais interesse pelos estudos.

            Observamos que essa geração de educando gosta de estar em toda parte ao mesmo tempo, ou seja, estuda com um fone de ouvido (música em alto tom), se relacionas com pessoas do mundo todo, (sites de relacionamento), mandam mensagens pelo celular a qualquer hora.

            Nosso aluno domina a tecnologia em seu celular, assiste vídeos inadequados à sua idade e ao ambiente onde está. Participa de jogos no computador, mesmo que estes não estejam em sua língua materna, isso quer dizer, já possuem um amplo campo de conhecimento e ainda assim, muitos, digo, muitos mesmo, não são capazes de efetuar um simples cálculo matemático.

            A escola de hoje, funciona com alunos enfileirados, um quadro negro, giz, livros didáticos, caderno do aluno (no Estado de São Paulo), com exercícios e textos, sobre o tema estudado, caderno comum para anotações, canetas, lápis, borracha e outros, e celulares (estes proibidos na maioria das escolas).

            Estamos diante de uma educação caótica, onde o aluno é mero ouvinte de Blá, Blá, Blá, não compreendendo o que o professor fala ou faz. O aluno passou a ser então “Copista” – Profissão extinta desde que Gutenberg inventou a imprensa.

            O que fazer?

            Daí, se a escola fosse virtualizada nosso aluno teria mais interesse pelos estudos?   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADES SOBRE ARARAS E TUCANOS

BICO DO TUCANO