A ARTE IMITANDO A VIDA

“A arte imitando a vida – “RIO”

            A pesquisa sobre o filme “Rio”, foi realizada pelos alunos do 7º ano, Esther, Lidiane, Lorraine, Alaor e Willian.

A ARTE IMITANDO A VIDA – “RIO”
            - O filme “Rio” do diretor Carlos Saldanha, foi inspirado na vida de uma ararinha azul, que morava na Califórnia, com uma família não identificada.
            Ela só foi descoberta porque estava doente por ter perdido sua companheira e precisava de um veterinário.

Informações do Filme:
Título: “Rio”
 Gênero: Animação Tamanho: 809 MB / 280 MB
Duração: 1h 36min.
Diretor: Carlos Saldanha.
Distribuidora: Fox Film.
 Ano de Lançamento: 2011.
Elenco: Vozes de: Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx, Jemaine Clement, Rodrigo Santoro, Sergio Mendes, Siedah Garrett, Bebel Gilberto, Carlinhos Brown, Mika Mutti, Will.i.am, Taio Cruz.

Sinopse do filme “Rio”
            Rio’ é uma aventura cômica em uma das cidades mais lindas do mundo. Blu é uma ararinha domesticada que nunca aprendeu a voar, e vive pacatamente com sua dona e melhor amiga, Linda, na pequena cidade de Moose Lake, Minnesota. Blu e Linda acreditam que ele seja o último de sua espécie, mas quando descobrem a existência de outra arara que mora no Rio de Janeiro, partem em busca da longínqua e exótica terra para encontrar Jade, a única fêmea da espécie. Pouco depois de sua chegada, Blu e Jade são sequestrados por um grupo de atrapalhados contrabandistas de aves. Com ajuda da astuta Jade e de um grupo de pássaros espertinhos e bons de bico, Blu consegue escapar. Agora, com novos amigos ao seu lado, Blu terá que buscar coragem para aprender a voar, estragar os planos dos sequestradores que estão em sua cola, e regressar com Linda – a melhor amiga que uma ave pode ter.

PERSONAGENS DO FILME RIO E AS AVES NA REALIDADE
            É possível comparar os personagens do desenho com as aves da vida real.
            Pesquisadores quase não acreditaram, em 2001, quando uma família de nome nunca revelado e com casa em Colorado, nos Estados Unidos, recorreu a veterinários para tratar do macho de ararinha-azul que mantinha domesticado em uma gaiola, apático e debilitado após perder sua companheira. A espécie do animal, Cyanopsitta spixii, havia sido considerada extinta em 2000 e vasculhavam-se remanescentes para aumentar a chance de sobrevivência em cativeiro. Em 2002, o retorno da ave para o Brasil - depois de 25 anos de vida no exterior - virou notícia no mundo.
            Batizado pelos donos norte-americanos com o mesmo nome do famoso cantor de rock, Presley, a ararinha-azul, virou astro da noite para o dia e hoje vive em cativeiro em um centro de conservação no interior de São Paulo. É um dos únicos que já viveu na natureza e ainda está vivo, apesar da idade avançada e dos problemas de saúde.
            Em 2002, sua história chegou às páginas dos jornais e aos ouvidos do cineasta brasileiro Carlos Saldanha, que resolveu pesquisar a espécie a fundo para embasar a animação Rio, que estreou 08 de abril de 2011.
            "Achei interessante a história do Presley e pesquisei mais a ararinha-azul, é a mais rara e está extinta. Também pensei em usar a história da arara-azul-de-lear [Anodorhynchus leari], mas a espécie tem um programa de conservação hoje bem sucedido", diz Saldanha, que agora conversa com a Fox Filmes para tentar criar ações em prol da conservação ambiental. "Não só da ararinha, mas de outros animais que fazem parte da fauna brasileira", diz ele.
             Como o personagem principal da animação Rio, Presley viveu em cativeiro nos Estados Unidos e foi trazido ao Brasil para fazer parte de um programa de reprodução que tenta aumentar o número de aves após a extinção na natureza. Ele é um dos três indivíduos existentes que já chegou a viver na natureza um dia.
                                   (Foto: Fundação Lymington/ Divulgação)
            Na vida real, a ararinha-azul só existia em uma área reduzida na Caatinga da Bahia, próxima ao município de Curaçá, no vale do Rio São Francisco. A caça ilegal e a derrubada de vegetação importante para a espécie ajudaram a aumentar a pressão de traficantes de animais sobre a ave, que foi capturada sistematicamente até sumir da natureza.
            No mundo, só existem três ararinhas-azuis vivas que chegaram a viver na natureza: Presley, uma que está no Qatar e Lampião (à direita), hoje parceiro de uma ararinha chamada Maria Bonita, nascida em cativeiro na Loro Parque Fundación, nas Ilhas Canárias. (Foto: Loro Parque Fundación/ Save Brasil/ Divulgação)
            Na Fundação Lymington, Presley chegou a copular com uma ararinha-azul em 2007, mas os ovos não fertilizaram e hoje ele está fora do programa de reprodução por conta de problemas de saúde e da idade avançada. Agora, Presley vive junto com uma ararajuba (Guaruba guarouba) amarela chamada Killer, que foi abandonada quase sem vida na porta do zoológico de São Paulo.   (Foto: Fundação Lymington/ Divulgação)
                                           

Ararinha-azul mantida em cativeiro em centro de conservação de aves nas Ilhas Canárias. (Foto: Loro Parque Fundación/ Save Brasil/ Divulgação)

Fonte da pesquisa:
- http://biogalera.wordpress.com/2010/05/02/arara-azul-grande/
- http://fotosdenatureza.blogspot.com/2009/06/araras.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURIOSIDADES SOBRE ARARAS E TUCANOS

BICO DO TUCANO